Enfim a homologação...

A CBF anunciou oficialmente em seu site que aceitou o dossiê dos clubes brasileiros que pedem a unificação dos títulos nacionais no período de 1959 a 1970. Segundo a entidade, o presidente Ricardo Teixeira fará a divulgação para a imprensa nesta quarta-feira (22/12/2010).

A CBF decidiu reconhecer os títulos da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa como conquistas nacionais, os equiparando ao Campeonato Brasileiro. Com a decisão da entidade, Santos e Palmeiras passam a ser os detentores do maior número de títulos brasileiros - oito cada. 

Bahia, Botafogo, Cruzeiro e Fluminense também passam a ter mais um título brasileiro cada no currículo.

O Santos é o maior beneficiado com a posição da CBF e passa a ter reconhecidos como títulos nacionais cinco triunfos na Taça Brasil, disputada de 1959 a 1968, e um no "Robertão", também chamado de Taça de Prata (realizado de 1967 a 70). O Palmeiras, com mais quatro títulos incorporados (dois de cada competição), também se torna octacampeão. Em 1967, o Alviverde venceu as duas competições.

Com a decisão, o Bahia passar a ser considerado oficialmente o primeiro campeão brasileiro, mérito que pertencia até então ao Atlético-MG, vencedor do Campeonato Brasileiro de 1971.

A posição da CBF faz com que Pelé se torne "hexacampeão brasileiro", se tornando recordista, superando Andrade e Zinho, que possuem cinco Nacionais. O Rei do Futebol disputou quatro Brasileiros (71 a 74), mas não conseguiu a taça. Mas comandou o Santos nas cinco vitórias na Taça Brasil (61/62/63/64/65) e no Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 68.

A equiparação das competições era defendida pelas diretorias de Bahia, Botafogo, Cruzeiro, Fluminense, Palmeiras e Santos, que entregaram um dossiê para a CBF, apresentando argumentos para tentar o reconhecimento das conquistas.

Entenda como eram a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa

  • Taça Brasil

Disputada de 1959 a 68, e com molde semelhante às primeiras Copas do Brasil, a Taça Brasil contava com a participação de um representante por estado: o campeão estadual. Nas duas primeiras edições, portanto, contou com 16 e 17 times, respectivamente. A partir de 61, o ganhador do ano anterior passou a ter vaga assegurada na edição seguinte. Assim, São Paulo teve dois representantes em 61: Palmeiras (campeão paulista de 60) e Santos (vencedor da Taça Brasil em 60), deixando a competição com 18 times.

A competição era disputada de forma regionalizada, com grupos formados pela proximidade geográfica. Os campeões paulista e carioca tinham o privilégio de entrar já em fases mais avançadas (semifinal e quartas de final). O mesmo direito era conferido ao vencedor da edição anterior.

Abaixo, todos os campeões da Taça Brasil.


  • Torneio Roberto Gomes Pedrosa / Taça de Prata

Em 1967, o até então Torneio Rio-São Paulo deixou de ser disputado para a criação do Torneio Roberto Gomes Pedrosa. O nome foi uma homenagem ao goleiro Pedrosa, do São Paulo e da seleção brasileira da Copa de 34, que morreu em 54 como presidente da Federação Paulista de Futebol. A edição pioneira reuniu 15 clubes de cinco estados: cinco times do Rio de Janeiro (Guanabara), cinco de São Paulo, dois de Minas Gerais, dois do Rio Grande do Sul e um do Paraná, sendo chamada popularmente de "Robertão". No ano seguinte, a competição passou a se chamar de Taça de Prata e abriu espaço para o futebol nordestino, com 17 clubes e a participação de um representante da Bahia e outro de Pernambuco.

Nos quatro anos em que foi disputado, o Robertão teve o mesmo sistema de disputa. Os times eram divididos em dois grupos, mas todos se enfrentavam todos contra todos em turno único. Porém, se classificavam os dois primeiros de cada chave. Na fase final, os quatro clubes jogavam em ida e volta, sendo campeão o time que somasse mais pontos.

A competição seguiu até 70, quando foi substituído pelo primeiro Campeonato Brasileiro em 71, quando passou a ter oficialmente este nome, mas foi disputado sob o mesmo formato que o Robertão.

Abaixo, todos os campeões do Torneio Roberto Gomes Pedrosa / Taça de Prata.


Um comentário:

Anônimo disse...

O Torneio Rio-São Paulo já se chamava Torneio Roberto Gomes Pedrosa desde 1954...

O que houve foi que a CBF assumiu a organização do Torneio (que antes era organizado pelas federações carioca e paulista) e transformou o mesmo em nacional.

Postar um comentário