Santos e Peñarol disputarão a final da Taça Libertadores 2011, os times são velhos conhecidos, há aproximadamente 49 anos, no ano de 1962, o time alvinegro disputou e ganhou a edição da mesma competição contra o time uruguaio.

O Peixe credenciou-se a disputar a competição continental a partir da conquista do Campeonato Brasileiro de 1961 e contava com o talento de Pelé, Pepe, Coutinho, Dorval e muitos outros craques. Talento esse que se refletiu em campo, com os espetaculares resultados na fase de grupos: 4x3, 6x1, 1x1 e 9x1. Resultados que levaram o Santos a terminar a fase de grupos em 1º lugar, com 7 pontos e 20 gols.

Já o Peñarol buscava o bicampeonato, e credenciou-se a participar na competição por ter ganho a edição anterior, assim, entrando na competição apenas na semi-final.
Na semi-final o Santos disputou a vaga com o time chileno Universidad Católica, na partida de ida houve um empate por 1x1 e na volta, o Peixe ganhou por 1x0. O Peñarol disputou a vaga com o Nacional, em três jogos cujos resultados foram, respectivamente: 1x2; 3x1 e 1x1.

Após toda a campanha, Santos e Peñarol duelaram para decidir quem seria o grande Campeão Sul-Americano Interclubes de 1962. A decisão foi realizada em três jogos, sendo que o Peixe venceu duas (em tese, pois o Santos venceu também a partida da noite das garrafadas, porém na súmula o árbitro não considerou o gol feito por Pagão, aos 22 minutos do segundo tempo).

O primeiro jogo, que foi realizado dia 28 de julho de 1962 e teve como palco o Estádio Centenário em Montevidéu, no Uruguai, acabou em 2x1 para o time brasileiro, resultado muito favorável ao Peixe. Os dois gols marcados na partida foram de Coutinho, aos 29’ e 70 minutos.

Diante desse ótimo resultado, no dia 02 de agosto de 1962, o Peixe disputou a segunda partida em casa, precisando apenas de um empate para sagrar-se campeão da Libertadores pela primeira vez. O time praiano jogava em casa e tinha uma vantagem no placar, em contrapartida o time uruguaio precisava correr atrás do resultado e assim ocorreu, aos 15 minutos da primeira etapa Spencer abriu o marcador para o Peñarol, mas a recuperação santista veio três minutos depois, Dorval chutou forte no canto esquerdo do goleiro Maidana empatando o jogo. Aos 35 minutos, Mengálvio soltou um foguete de fora da área e acertou o ângulo direito do gol uruguaio. No início do segundo tempo, o Peñarol empatou novamente com Spencer.

No lance que originou o gol, um escanteio cobrado por Joya, o goleiro santista Gilmar reclamou que o jogador uruguaio Sasía havia jogado areia em seus olhos. Em meio a toda essa confusão, uma garrafa foi arremessada no bandeirinha chileno Massaro (daí veio o nome Noite das garrafadas), que precisou de atendimento médico e a partida teve que ser paralisada. Na seqüência da partida, aos sete minutos, Sasía marcou e virou para o time uruguaio, 3x2 para o Peñarol.

A partida foi novamente paralisada, por reclamação santista de uma falta em Calvet, na continuação da partida Pagão empatou aos 22 minutos, e assim o árbitro finalizou a partida. Comemoração de toda a cidade e torcida santista, porém no dia seguinte o árbitro chileno Carlos Robles escreveu na súmula que o jogo havia acabado quando o marcador acusava 3x2 para o Peñarol. Robles se justificou dizendo que deixou o jogo seguir apenas por medo de revolta da torcida santista. Depois de todo o episódio da Noite das Garrafadas, foi necessária uma terceira partida em campo neutro para que o campeão fosse decidido.

Então, em 30 de agosto de 1962, o Santos enfim consagrou-se campeão da Libertadores pela primeira vez, jogando em Buenos Aires. Na terceira partida, o Peixe venceu mais uma vez o time uruguaio por 3x0, com um gol de Coutinho e dois do Rei Pelé, que não jogou as duas primeiras partidas por causa de uma lesão. O time que atuou na grande final foi o seguinte: Gilmar, Lima, Mauro, Dalmo, Calvet, Zito, Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe.

Mais uma vez temos o Peñarol pela frente, vamos repetir a história de 1962, Santos?

VAMOS SER TRI SANTOS! ♪

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Envie uma foto e uma frase com 140 caracteres desejando força ao peixe, envie sua foto e frase para alexandre_vitor@yahoo.com e digite no e-mail a seguinte frase, “Eu autorizo a publicação da minha foto no blog www.alexandrevitorsfc.blogspot.com”.
Veja quem já mandou uma mensagem de motivação para a conquista do Tri da Libertadores, e você está esperando o que pra mandar? Venha fazer parte dessa corrente!!!
  




Nenhum comentário:

Postar um comentário